Que tal uma nova ação para sua cultura?
Você já ouviu falar sobre cultura de inovação? É aquela que incentiva perguntas, conversas e novas ideias. Ela é essencial para a sobrevivência de qualquer empresa e vem da conexão emocional de todos os colaboradores com a estratégia de missão da empresa.
Mas, como criar uma cultura inovadora no local de trabalho? Seguem 6 dicas que poderão contribuir para implantar uma cultura inovadora no seu negócio:
1. Abra espaços que valorizem todas as vozes – essa cultura de inclusão e empoderamento permite que novas ideias surjam, o que impulsiona a organização.
2. Contagie o ambiente corporativo através de atitudes de gratidão agradecendo a todos – reconheça os colaboradores por seus esforços e incentive as pessoas a continuarem contribuindo. O entusiasmo em torno de tentar melhorar as coisas é energizante e um catalisador para a criatividade.
3. Promova um ambiente incentivador de alianças – cultive interações diversas para enriquecer o ambiente de trabalho diário, criando espaços para colaborações entre indivíduos que, de outra forma, não interagiriam.
4. Maximize todo o potencial humano – invista no crescimento de todos, treinando e desenvolvendo seus colaboradores, inclusive fora do ambiente de trabalho.
5. Democratize o processo de geração de ideias - além de colocar uma caixinha de sugestões, adote sistemas que permitem que os colegas comentem e apoiem propostas promissoras.
6. Cultive uma cultura orientada a propósito – Propósito e inovação estão vinculados, portanto, inspire todos com propósito, desde os executivos da C-level até os colaboradores mais operacionais.
Lembre-se que a inovação é estratégica! Então, simplifique o acesso à geração de ideias e garanta que sua equipe se sinta vinculada a um propósito maior do que eles mesmos. Deste modo, você contribuirá para desbloquear todo o potencial criativo da sua equipe.
Sucesso!